A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, emitiu um comunicado oficial desmentindo informações falsas que circulavam nas redes sociais sobre a recusa de ajuda do Uruguai para as operações de socorro às vítimas das cheias no Rio Grande do Sul.

Contrariando os boatos, um helicóptero (foto) cedido pelo Uruguai está em plena operação no estado, sendo de grande valia para o trabalho dos socorristas que atuam nas áreas afetadas pelas enchentes.

O comunicado ressalta que todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, sendo analisadas conforme a adequação às urgências e recebidas de maneira positiva.

Além do helicóptero, o Uruguai também ofereceu um modelo específico de avião para auxiliar nas operações de resgate. Entretanto, após uma avaliação técnica, concluiu-se que o aparelho não seria adequado para o tipo de operação exigida e para a infraestrutura aeroportuária disponível na região.

Ainda de acordo com o comunicado, já está em operação no Rio Grande do Sul uma aeronave brasileira com a mesma funcionalidade do avião ofertado, o que reforçou a decisão de não aceitar esse tipo de aeronave.

****

Crédito da foto: FAU/Divulgação

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana