Após a disseminação de fake news sobre falta de insulina no Rio Grande do Sul (RS), o Ministério da Saúde emitiu um comunicado informando que não há registro de falta do medicamento no estado.
De acordo com o comunicado, o RS recebeu cerca de 30 mil frascos de insulina, 287 mil canetas e 1,8 milhão de agulhas de aplicação.
Nesta segunda-feira (13) está prevista a chegada em Porto Alegre de mais 43 mil frascos, 330 mil canetas e 1 milhão de agulhas.
O Ministério da Saúde recomenda ao pacientes que não encontrarem o produto nas unidades de saúde, por estarem fechadas ou perdido os estoques, procurem orientação com as autoridades locais para saberem onde medicamentos e insumos estão sendo disponibilizados.
As insulinas enviadas pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul fazem parte de kits emergências compostos por insumos e medicamentos de rotina, como vacinas e insulinas.
Por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a pasta enviou, no último dia 5 de maio, 200 mil doses das vacinas contra tétano, difteria, hepatites A e B, coqueluche, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, raiva e picadas de animais. Também não há registro de desabastecimento de nenhuma vacina no estado.
Até amanhã, segunda-feira (13), a população gaúcha vai receber mais 105 mil doses emergenciais de vacinas, além das 926 mil que já estavam previstas na rotina de entrega ao estado.
Os kits emergência também carregam importantes insumos de saúde. Cada um dos kits pode atender cerca de 3 mil pessoas por 15 dias e é composto por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas, ataduras e outros.
Ainda como parte das ações emergenciais de socorro ao Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde antecipou o pagamento de R$ 40 milhões da Assistência Farmacêutica para os municípios gaúchos. Os valores são equivalentes aos repasses mensais de todo o ano de 2024. A medida está apoiando os gestores municipais na aquisição de medicamentos essenciais para a população neste momento.
Outros insumos de saúde estão sendo enviados ao estado desde a sexta-feira (3). Até o momento, foram enviados itens como insulinas, imunobiológicos, imunoglobulina, soros antiveneno, entre outros que o estado elegeu como prioridade.
*****
Crédito da foto: Ricardo Stuckert / PR

Deixe um comentário