Nos primeiros cinco meses de 2024, Rondônia acumulou a criação de 5,2 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na última quinta-feira (27).
No mês de maio, o estado fechou com um saldo positivo de 758 novos empregos formais, resultado de 13,6 mil admissões e 12,9 desligamentos.
Quatro dos cinco grandes setores econômicos apresentaram saldos positivos em maio. O setor de Serviços liderou, com a geração de 360 novas vagas, seguido por Construção (192), Comércio (151) e Indústria (139). O único setor com saldo negativo foi a Agropecuária, que registrou uma redução de 84 postos.
A capital, Porto Velho, foi o município com o maior saldo positivo de empregos criados, com 357 novas vagas, elevando o estoque de empregos formais na cidade para 99 mil pessoas.
Outros municípios que se destacaram foram Vilhena, com 108 novas vagas; Ji-Paraná, com 96; e Ariquemes, com 52.
Em todo o Brasil, foram criados um milhão de postos formais de janeiro a maio de 2024, mostrando uma recuperação robusta do mercado de trabalho após os impactos econômicos dos últimos anos.

Deixe um comentário