A vereadora Vera Márcia (PT) marcou presença na Missa de Cultura Afro-brasileira, que foi celebrada no último sábado (23), na Comunidade Profeta Isaías, da Paróquia São João Bosco, em Ji-Paraná.

Com o lema “Unidos pelo fim do racismo”, a missa foi organizada em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A iniciativa foi promovida pelo monsenhor Padre José Celestino, a vereadora Vera Márcia e a coordenação da comunidade.

Conhecida por sua atuação em favor das causas sociais, Vera Márcia destacou a relevância da celebração como um momento de fé, união e resistência.

“A missa é sempre maravilhosa. Celebrar a liturgia é celebrar a vida do povo, e nada melhor do que celebrar com vida este Deus que não exclui, que abraça a cada um de nós”, comentou.

De acordo com a vereadora, a Missa de Cultura Afro-brasileira já é tradição na comunidade e reúne liturgia e cultura, destacando a riqueza da herança afrodescendente. Durante a celebração, Vera Márcia contribuiu de forma ativa, animando a comunidade com cantos.

“Eu fico muito feliz de estar com este povo, organizado pelo povo, um movimento popular. É gratificante porque traz essa igualdade, celebra este Deus que nos une e nos faz iguais”, destacou a vereadora.

A celebração também foi marcada por homenagens a figuras históricas como Zumbi dos Palmares, Dandara e Teresa de Benguela. Vera Márcia ressaltou a importância de lembrar as lutas e conquistas dos ancestrais.

“Falar do Dia da Consciência Negra é falar dos nossos ancestrais que lutaram e derramaram seu sangue para que hoje pudéssemos ter nosso espaço de fala. Celebramos essa força que nos dá coragem para continuar, para que as futuras gerações não enfrentem o que ainda passamos hoje”, ressaltou.

A vereadora também destacou a necessidade de enfrentar o racismo estrutural de forma contínua, não apenas em novembro.

“Estamos sempre atuando em escolas, universidades e rodas de conversa, levando nossa fala e nossa história. O 20 de novembro precisa ser dialogado todos os dias para que possamos combater o racismo estrutural e construir uma sociedade de respeito e igualdade”, frisou.

Vera Márcia reforçou o compromisso de seguir na luta por direitos e políticas afirmativas para a população negra, colocando-se à disposição para o diálogo.

“As pessoas negras que quiserem conversar comigo, estou aberta ao diálogo. Não podemos abaixar a guarda, nem deixar de segurar essa bandeira em busca de respeito, igualdade social, uma saúde de qualidade para nosso povo negro e políticas afirmativas que contemplem nossas necessidades”, acrescentou.

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana