A pior seca da história aos poucos vai chegando ao fim em Rondônia, conforme indica monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Na última terça-feira (26), o Rio Madeira ultrapassou a marca de 4 m em Porto Velho. A tendência é o nível do rio continue subindo nos próximos dias.
A Capitania Fluvial de Porto Velho autorizou recentemente a retomada da navegação noturna no Rio Madeira, que estava proibida desde julho.
Os níveis estavam tão baixos na região que o SGB precisou instalar uma nova régua para medir a cota, que ficou abaixo de 1 m pela primeira vez, desde 1967. A capital registrou em outubro a cota mais baixa da história: 19 cm.
As cotas são definidas com base em medições históricas e considerações locais. Mesmo quando o rio registra valores negativos em algumas estações, em alguns casos ainda há uma profundidade significativa.
É possível acompanhar as cotas do Rio Madeira em tempo real na plataforma SACE e nos boletins de monitoramento hidrológico divulgados semanalmente pelo SGB.
*****
Foto: Leandro Morais/Defesa Civil de Porto Velho
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário