Um dos momentos marcantes da 2° Festa Cultural do município de Nova União foi protagonizado por uma apresentação da Escola Municipal Polo Paulo Freire, localizada no assentamento Palmares, conquistado através da luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Rondônia.

O evento reuniu diversas manifestações artísticas, mas a “dança da saia”, organizada pela professora Valquíria e seus alunos, se destacou pela originalidade, beleza e simbolismo cultural.

Segundo Julia Aparecida Bijos, professora da Escola Paulo Freire, a ideia veio do 2° Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrária (ENERA) que aconteceu em 2015, em Luziania, GO, onde participaram mais de 1500 educadores e educadoras que trabalham ou defendem a educação no campo.

“O professor Jonas e eu vimos a saia pela primeira no ENERA em um grande espaço de leitura e, quando decidimos trazer pra cá, adaptamos para a dança de quadrilha de festa junina, a partir disso, sempre usamos essa dança quando surge uma oportunidade, desde um sarau de poesia a muitas outras atividades”, contou a professora.

De acordo com Marinilda Mandu, outra professora da escola Paulo Freire, esse tipo de atividade é muito importante para reforçar o papel da educação no campo como ferramenta para formar cidadãos conscientes de sua identidade cultural e histórica.

“Nossa escola desenvolve muitas atividades diferenciadas com frequência. A gente tem um vínculo muito forte com a comunidade. Não sei quantificar o número de atividades, mas sempre nos surpreendemos com cada uma delas”, destacou a docente.

“As manifestações culturais presentes na escola Paulo Freire através da dança, poesia, música, pintura entre outras atividades reafirmam a importância da arte e da cultura para uma educação de qualidade que traz para a centralidade a formação holística da pessoa humana considerando suas diversidade e as relações harmoniosa com o meio onde vivem e constrói sua história a partir da terra conquistada através da luta coletiva organizada pelo MST e diversos parceiros da época”, acrescentou.

*****

Foto: Prefeitura de Nova União – RO

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana