Na última quarta-feira (15), a estátua em homenagem ao líder sindical e ambientalista Chico Mendes, localizada na Praça dos Povos da Floresta, no centro de Rio Branco, amanheceu com as mãos arrancadas.

Em nota, por meio da Fundação Elias Mansur (FEM), o Governo do Estado do Acre lamentou o ocorrido e anunciou que o monumento passará por um processo de restauração.

Não é a primeira vez que a estátua de Chico Mendes é alvo de vândalos. No monumento original, Chico Mendes aparecia de mãos dadas com uma criança, que representava o filho do seringueiro. Porém, em 2018, com a explosão do bolsonarismo, a estátua do menino foi furtada.

Após ser restaurada e colocada de volta, a estátua sofreu um novo ataque em julho de 2022, em meio ao período de pré-campanha das eleições presidenciais. Dessa vez, chegou a ser arrancada da base e arremessada ao chão.

Na época, o crime foi denunciado pela filha de Chico Mendes, que gravou um vídeo ao lado da estátua, pedindo providências do poder público.

Em novembro de 2023, a estátua voltou a Praça dos Povos da Floresta, após passar por um processo de restauração, até ser atacada recentemente.

O caso repercutiu nas redes sociais e gerou manifestações de lideranças locais, como o ex-governador do Acre, Jorge Viana, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

“Essa obra foi entregue em meu governo, em 2006, há quase 20 anos, feita pela escultora Cristina Mota. Era um lugar lindo e um dos mais fotografados da nossa cidade, mas agora está entregue ao vandalismo, que foi institucionalizado no Acre com a conivência das autoridades. Pasmem! Tudo isso fica a poucos metros do Palácio do Governo, da Assembleia e da própria prefeitura”, expressou Jorge Viana.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, manifestou repúdio contra o ataque de vandalismo e classificou o ato como um ataque à memória do seringueiro e defensor da Amazônia.

“Na impossibilidade de atingir novamente o líder seringueiro e ambientalista, aqueles que não se conformam com a permanência de seus ideais atacam os símbolos que lembram a importância de sua vida neste mundo”, publicou a ministra.

*****

Foto: Jardel Angelim/Rede Amazônica

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário