Com o compromisso de promover maior diversidade e representatividade nos quadros do Ministério Público da União (MPU), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) lançou a primeira edição do Curso Preparatório Social “ESMPU Plural: Diversidade nas Carreiras do MPU”.
A iniciativa é voltada para bacharéis em Direito que sejam pessoas negras, quilombolas, indígenas, com deficiência ou transexuais e desejam se preparar para os concursos de ingresso nas carreiras do órgão.
A diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, destacou a importância do projeto como uma política afirmativa para grupos minoritários.
“Desenvolvemos, neste programa piloto, um preparatório que será ministrado por profissionais que se valem dos melhores métodos para fornecer o conhecimento acadêmico dos programas dos concursos das carreiras do MPU, e que terá repercussão no serviço que o Ministério Público presta à sociedade”, afirmou.
O curso terá carga horária de 350 horas de videoaulas e será realizado na modalidade de ensino a distância (EaD) assíncrona, entre 14 de abril e 15 de outubro de 2025, por meio da plataforma Moodle. As inscrições estão abertas até as 12h do dia 19 de março, exclusivamente pelo site da ESMPU.
Ao todo, serão ofertadas 300 vagas, distribuídas da seguinte forma: 150 para pessoas negras, 90 para pessoas com deficiência, 15 para pessoas quilombolas, 15 para pessoas indígenas e 30 para pessoas transexuais.
Terão preferência candidatos que já tenham sido aprovados em provas objetivas de concursos para as carreiras do MPU nos últimos cinco anos. Os participantes que assistirem a pelo menos 85% das aulas terão direito a certificado de conclusão.
As informações completas estão disponíveis no edital e no projeto pedagógico do curso. Dúvidas podem ser esclarecidas na página Dúvidas Frequentes do programa ou pelo e-mail plural@escola.mpu.mp.br.
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário