No bairro Olaria, em Porto Velho, existe um pequeno espaço onde a cultura amazônica aparece em cada detalhe: A Baladeira, lojinha de Nair Ferreira Gurgel do Amaral, professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Nascida em Coxim, Mato Grosso do Sul, em 1950, ela chegou em Porto Velho ao lado do marido, o empresário amazonense Antônio Orlandino Gurgel do Amaral, no ano de 1972.
Com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Linguística, e mais de 50 livros publicados, Nair passou 30 anos ensinando e pesquisando na UNIR. Hoje, mesmo aposentada, segue compartilhando seu conhecimento — agora na lojinha, como ela gosta de chamar.
“Baladeira”, como é chamada em Porto Velho a popular atiradeira, bodoque ou estilingue, foi o nome escolhido por Nair para batizar o espaço, em uma homenagem à riqueza linguística regional.
No espaço é possível encontrar camisetas temáticas e canecas estampadas com frases e expressões típicas da região, fruto das pesquisas que Nair realizou quando era professora, além de uma variedade de livros de autores rondonienses.
Muito mais do que uma loja, A Baladeira é um ponto de encontro. Um espaço afetivo, onde a cultura local é celebrada com inteligência, afeto e humor. Um lugar que merece ser visitado por quem valoriza a cultura local e acredita na força das palavras para contar histórias e preservar memórias.
Portanto, se estiver passando por Porto Velho — ou se já mora na capital rondoniense e ainda não conhece — vale a pena fazer uma visita. Sentar, ouvir histórias, levar uma lembrança cheia de identidade e, quem sabe, sair de lá com o coração mais balançado pelo orgulho de ser beradeiro.
Serviço:
A Baladeira – Loja de artigos regionais
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 2809, Olaria, Porto Velho
WhatsApp: (69) 99981-8660
*****
Fotos: Nair Gurgel/Acervo Pessoal
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário