Nesta quinta-feira (24), em Porto Velho, o Governo Federal e a CAIXA entregaram o Residencial Porto Fino, empreendimento com 304 unidades habitacionais destinado para famílias com renda até R$ 2850 que faz parte da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida.
“O Residencial Porto Fino está sendo entregue com uma novidade que foi pedido do presidente Lula: todos os apartamentos terão varandas, para que vocês possam olhar a lua, o sol, e ter um espaço a mais. Aqui também tem academia ao ar livre, campo de futebol e outros equipamentos que dão vida ao empreendimento. Tudo isso é reflexo dos impostos que são pagos por todos vocês”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho.
“Hoje, entregamos o Residencial Porto Fino restaurando o direito de famílias que esperam há mais de 11 anos pela conclusão do empreendimento. Estaremos de volta a Rondônia para novas entregas pelo menos mais quatro vezes este ano, assinando novos contratos ou celebrando a entrega de novas moradias”, disse Inês Magalhães, vice-presidente de habitação da CAIXA.
O novo empreendimento, localizado no bairro Jardim Santana, é composto por apartamentos de 42,57m², distribuídos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. As unidades estão distribuídas em 19 blocos de quatro andares, sendo quatro apartamentos por andar.
O Residencial Porto Fino é equipado com infraestrutura completa, iluminação, rede de energia, água e esgoto, e dispõe de unidades adaptadas para pessoas com deficiência (PcD). As famílias contam ainda com área de lazer e convivência, parque infantil e salão de festas. Cada moradia está avaliada em R$ 67,8 mil.
“Estou muito feliz”
Mãe de duas filhas, Carolina Lacerda era só felicidade. Ela foi uma das contempladas pelo Minha Casa, Minha Vida.
“Estou muito feliz em receber esse imóvel. Espero que eu tenha um bom convívio com a minha vizinhança, que possamos também ter segurança aqui, organização, síndico, enfim, minha expectativa é muito boa e eu esperei muito por esse momento”, disse Lacerda.

O autônomo Emerson da Silva, de 34 anos, também recebeu as chaves de sua casa e, com ela, uma responsabilidade: ser o primeiro síndico do Residencial Porto Fino.
“Meu sentimento é de gratidão. Eu estava nessa espera há muito tempo com a minha família, e estamos realmente muito felizes, pois poderemos enfim ter uma moradia digna e vamos usufruir de tudo isso aqui, com a graça de Deus. Espero que possamos ter harmonia e ser felizes junto com nossos filhos”, comemorou.

Letícia Bezerra, de 27 anos, morava de aluguel. A autônoma recebeu o imóvel todo mobiliado.
“Para mim, esse momento é incrível. É o primeiro imóvel em meu nome, sabendo que não pagarei mais aluguel. Minha expectativa é de mudança de vida, mudança de rotina. Estou muito feliz”, disse Letícia.

A CAIXA soma 38 empreendimentos contratados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida – FAR em Rondônia, totalizando 10.888 unidades habitacionais. Desde a retomada do Programa, em fevereiro de 2023, a CAIXA contratou cinco novos empreendimentos a serem construídos no Estado, somando 714 unidades habitacionais. Com o Residencial Porto Fino, são 9.282 unidades habitacionais já entregues.
O objetivo do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é promover o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas e rurais, sobretudo as de baixa e média renda, associado a um desenvolvimento urbano e econômico mais equilibrado e inclusivo.
Com a publicação da Lei nº 14.620 de 13 de julho de 2023, o Programa Minha Casa, Minha Vida evoluiu nos aspectos de qualidade dos empreendimentos, como melhor localização, garantindo proximidade ao comércio, equipamentos públicos e melhor acesso ao transporte público, além da ampliação da área útil das moradias, com previsão de varanda.
Uma inovação do programa é que alguns beneficiários estão isentos de prestação, ou seja, o imóvel é 100% custeado pelo MCMV. Tal benefício é voltado para famílias da Faixa 1, de imóveis subsidiados com recursos do FAR, FDS ou MCMV Rural que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou que sejam participantes do Bolsa Família.
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário