O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) esteve neste sábado (24) em Porto Velho, onde participou de um ato que faz parte da Caravana #GlauberFica, que percorre os 26 estados e o Distrito Federal mobilizando apoiadores contra o processo de cassação do parlamentar.

O parlamentar desembarcou às 11h no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, onde foi recebido por apoiadores e e lideranças de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos que compõem as esquerdas de Rondônia.

Glauber Braga conheceu as Três Caixas d’Água, um dos principais cartões-postais da capital rondoniense, gravou um vídeo convidando a população para participar do ato realizado, marcado para às 16h, e seguiu para o Barracão do Jair, onde almoçou ao lado de apoiadores e lideranças locais.

#GlauberFica em Porto Velho

O ato, nas escadarias da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no centro de Porto Velho, reuniu dezenas de pessoas e diversas representações dos movimentos sociais, partidos e entidades sindicais.

Durante o evento, Glauber Braga destacou que o processo de cassação que enfrenta é resultado de uma perseguição política contra sua atuação parlamentar, marcada pela defesa dos direitos sociais e pelo enfrentamento direto aos setores mais conservadores e fisiológicos do Congresso Nacional.

O ato contou com a presença de lideranças das esquerdas de Rondônia, como a presidenta do PSOL/RO Lili Rodrigues; o professor Adilson Siqueira; o coordenador do MAB Ocelio Muniz; o secretário político do PCBR/RO Gleydson Firmino; o militante Ramon Cujui (PT/RO); o advogado Samuel Costa; a liderança indígena Neidinha Suruí; o ex-deputado federal Mauro Nazif (PSB/RO); a presidenta do SINTERO Dioneida Castoldi; o militante da UP/RO Thiago Surita, e muitos outros e outras.

Entenda o processo de cassação

Glauber Braga responde a um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar, movido pelo Partido Novo no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O caso teve início após um episódio em abril do ano passado, quando Glauber expulsou dos corredores da Câmara um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) que o ameaçava e ofendia sua família.

O processo teve tramitação acelerada e já foi aprovado no Conselho de Ética. Atualmente, está sob análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avalia questionamentos de ordem processual. Caso avance, seguirá para votação no plenário da Câmara, onde serão necessários 257 votos para efetivar a cassação.

Além do episódio com o ativista do MBL, aliados do deputado afirmam que há uma motivação política por trás do processo. Glauber foi um dos principais denunciantes do chamado “Orçamento Secreto”, esquema de distribuição de verbas públicas sem transparência, que beneficiou aliados do governo anterior.

*****

Fotos: Comunicação PSOL/RO

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana