O performer e artivista Rodrigo Pedro Casteleira convida a população de Vilhena para a exibição da vídeo-performance “Desaguar (d)as águas”, no próximo dia 21 de junho, das 17h às 19h, no Auditório da Biblioteca Paulo Freire, no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Após a apresentação, o público será recebido com um café seguido de um bate-papo com o artista.
Dirigido por Wesller Nascimento, o trabalho é resultado de uma pesquisa que explora o fluxo das águas e os obstáculos – naturais ou artificiais – que as interrompem. O corpo do artista surge como elemento de ligação e tensão nesses movimentos territoriais, refletindo sobre os limites, resistências e atravessamentos que marcam o meio ambiente e a experiência humana.
Além da exibição presencial, o vídeo também será lançado no canal oficial de Rodrigo no YouTube, no endereço: https://www.youtube.com/@rodrigocasteleira2368.
O projeto conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em Libras, garantindo que diferentes públicos possam acompanhar a obra.
Contemplado pelo Edital nº 1/2024 da Sejucel-SIEC (LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo), na Categoria B – Obras de vídeo inéditas acima de 6 minutos, o projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Para Casteleira, esse tipo de fomento é fundamental para criar conexões entre artistas e comunidade. “É preciso que artistas façam conexões com o público e se aproximem dele, o que esses editais fomentados pelo Ministério da Cultura acabam por propiciar. É uma pena que o governo de Rondônia ainda crie obstáculos para que os subsídios cheguem à classe artística”, comentou.
A entrada para o evento é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas.
Serviço
Vídeo Perfomance Desaguar (d)as águas
Data: 21 de junho de 2025
Horário: das 17h às 19h
Local: Auditório da Biblioteca Paulo Freire, no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Vilhena
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário