A liderança indígena Neidinha Surui publicou, nesta terça-feira (15), um vídeo nas redes sociais mobilizando a população contra o Projeto de Lei nº 2.159/2021, conhecido como o “PL da Devastação”.
O texto, que pode ser votado a qualquer momento no Congresso Nacional, pretende flexibilizar o licenciamento ambiental no país, o que, segundo especialistas, abre brechas para mais desmatamentos e tragédias ambientais.
Neidinha, que tem forte atuação na defesa dos povos indígenas e da floresta amazônica, alerta que a flexibilização nas regras de licenciamento pode causar tragédias semelhantes às de Mariana e Brumadinho, onde rompimentos de barragens mataram centenas de pessoas e provocaram impactos ambientais irreversíveis.
O PL da Devastação – ou PL do Licenciamento Ambiental – é apontado por cientistas e ambientalistas como um dos principais retrocessos na legislação ambiental brasileira nas últimas décadas.
Caso seja aprovado e sancionado, pode enfraquecer ainda mais os mecanismos de proteção da biodiversidade, especialmente em regiões como a Amazônia.
Organizações da sociedade civil, instituições científicas, indígenas e ambientalistas vêm se mobilizando em todo o país para barrar a proposta, que já foi aprovada no Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário