Nos dias 28 e 29 de julho de 2025, acontece em Porto Velho a II Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, um espaço de diálogo, propostas e construção de políticas públicas voltadas à promoção da cidadania e do respeito à diversidade.
Para Rogério Teles, presidente da Comissão Organizadora, a conferência é um espaço fundamental de participação popular e de enfrentamento ao contexto de discriminação e violência que atinge a população LGBTQIA+ na capital de Rondônia.
“As pessoas LGBTQIA+ de Porto Velho sofrem violência, discriminação e têm seus direitos básicos negados, como o acesso ao emprego. A conferência é o momento de discutirmos que não pode haver negativas de direitos baseadas em um contexto político conservador ou fundamentalista”, enfatiza.
Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, o evento será guiado por quatro eixos temáticos: 1)Enfrentamento à violência LGBTQIA+; 2) Trabalho digno e geração de renda; 3) Interseccionalidade e internacionalização; 4) Institucionalização da Política Nacional
Segundo Teles, o enfrentamento à violência e o acesso ao trabalho, especialmente para pessoas trans e travestis, são as prioridades mais urgentes no contexto de Porto Velho e do estado de Rondônia. “A violência vai além das agressões físicas. Está também na exclusão do mercado de trabalho e na negação de direitos básicos”, reforça.
A realização da conferência também marca a retomada de um espaço importante de escuta e formulação de políticas públicas, que havia sido interrompido nos últimos anos.
Rogério relembra que Porto Velho realizou sua primeira conferência em 2011, em um momento de avanço nacional com o programa Brasil Sem Homofobia (2004). No entanto, a partir de 2019, o cenário mudou drasticamente.
“Tivemos um retrocesso muito grande. Precisamos voltar a avançar. A criação de conselhos municipais e estadual LGBTQIA+ é uma das demandas centrais, assim como a presença de núcleos específicos dentro das secretarias para garantir políticas públicas permanentes”, destaca.
Mesmo com desafios na mobilização — uma das pré-conferências não contou com participação do público — a expectativa da organização é que a conferência se torne um espaço potente de construção coletiva, onde propostas concretas e viáveis possam surgir para transformar a realidade local.
“As propostas devem ser consideradas na construção do planejamento de ações do município, além de somar às propostas estaduais e federais. É importante identificar quais são os principais problemas enfrentados pelas pessoas LGBTIAP+ em Porto Velho e quais as soluções apontadas por esse grupo que participará da conferência”, conclui o presidente da comissão organizadora.
Serviço
II Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
Tema: Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
- 28 de julho de 2025, das 13h às 17h
- 29 de julho de 2025, das 8h às 17h
Local: Faculdade Metropolitana
Endereço: Rua das Ararás, 241, Eldorado
Inscrições: bit.ly/pvh2lgbtqia
A participação é gratuita e aberta ao público
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário