Levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revela que a maioria dos brasileiros apoia mudanças no sistema tributário com foco na justiça social.
Segundo o levantamento, 62% dos entrevistados acreditam que quem tem maior renda deve pagar mais impostos, enquanto 71% defendem a isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês — o equivalente a cerca de cinco salários mínimos.
A pesquisa, que também avaliou a percepção da população sobre os Três Poderes, mostra que a política econômica é vista por muitos como instrumento de equidade social: para 62% dos entrevistados, ela deve ser orientada para a promoção da justiça social.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem avaliação dividida entre ótimo/bom (29%) e ruim/péssimo (39%), com 29% considerando sua gestão regular.
Já a forma de governar de Lula é aprovada por 44% e desaprovada por 50% dos brasileiros.
O Congresso Nacional aparece com a pior avaliação entre os poderes: apenas 16% classificam seu desempenho como ótimo ou bom, enquanto 41% consideram ruim ou péssimo. A desaprovação à atuação dos parlamentares é de 55%.
No caso do Supremo Tribunal Federal (STF), a avaliação é um pouco menos negativa. O órgão tem 25% de aprovação como ótimo/bom, 32% de regular e 35% de ruim/péssimo. A aprovação à atuação do STF é de 41%, enquanto 47% desaprovam.
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário