No último domingo (27), em Ji-Paraná, aconteceu o Festival JIPALÊ, evento que celebrou a força da leitura, da produção literária e das histórias de vida daqueles que nascem na Amazônia.

Durante o evento, o público foi presenteado com uma intensa programação cultural: palestras inspiradoras, contações de histórias, exposições, varal de poesias, apresentação de dança indígena, troca e doação de livros e muitas outras atividades.

Um dos momentos mais aguardados foi o lançamento da antologia Brava Gente Brasileira em Terras Amazônicas, que reúne textos de mais de 50 autores, a maioria com vivências ou raízes em Rondônia. O livro foi viabilizado por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.

O festival contou com a presença de uma caravana de 15 mulheres escritoras, coordenada pela presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras de Rondônia (AJEB RO), Izabel Cristina, e a escritora ítalo-brasileira Mariana Brasil, presidente da Associazione Cultural e Internazionale Mandala (A.C.I.M.A Itália).

Outro momento importante do evento foi a arrecadação de livros infantis para fundar uma biblioteca na APAE de Ji-Paraná, reforçando a importância do acesso à leitura como ferramenta de inclusão e transformação social.

Para a idealizadora e coordenadora do festival, a escritora e produtora cultural Angela Bretas, o sucesso da primeira edição do JIPALÊ reforça o compromisso do evento com a democratização do acesso à leitura e a valorização das vozes amazônicas. “Tudo isso realizado sem apoio governamental local ou estadual e com o esforço coletivo de voluntários, autores e parceiros culturais”, destaca.

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário