Desde 9 de agosto circula no WhatsApp uma notícia publicada no site Folha de Ji-Paraná que cita uma suposta denúncia ao Ministério Público de um pai de aluno contra o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Ji-Paraná.
Segundo a notícia, estudantes seriam vítimas de “doutrinação política” por terem ido a Porto Velho participar da cerimônia oficial da Presidência da República que, aconteceu na última sexta-feira (8/08), para anunciar os investimentos do governo federal na educação e outras áreas estratégicas de Rondônia.
Entre os argumentos citados para defender a narrativa de doutrinação, o veículo de imprensa que publicou a matéria afirma que circulou no IFRO uma mensagem convidando os estudantes a “se manifestarem favoravelmente” a participação do evento.
Em seguida, o Folha de Ji-Paraná apresenta a seguinte aspas, que seria um trecho da mensagem que teria circulado: “O formulário abaixo destina-se à manifestação de interesse por parte dos alunos do Campus Ji-Paraná que pretendem participar da visita do Excelentíssimo Senhor Presidente da República […]”
Entretanto, o trecho citado mostra claramente a expressão “manifestação de interesse” e não “manifestação favoravelmente” como sugere o texto da matéria, trazendo dúvidas sobre a veracidade do conteúdo.
O veículo afirmou ainda que o comunicado aos alunos “não indicava nenhuma justificativa pedagógica clara” o que, segundo a linha de raciocínio apresentada no texto, seria um indício que “fortalece” a crítica sobre o uso indevido do espaço educacional para fins políticos.
Além disso, o texto ainda forçou uma conexão entre a ida dos alunos a Porto Velho e uma agressão contra um bolsonarista que aconteceu na parte exterior do local onde aconteceu o evento e não tem qualquer relação com seus organizadores ou participantes.



A reportagem de Rondônia Plural conversou com Letícia Carvalho Pivetta, diretora-geral do IFRO campus Ji-paraná, e os estudantes Joaquim Oliveira e Hyago Alves para entender o que aconteceu. Todos confirmam que o interesse da visita era prestigiar a solenidade que anunciou investimentos do governo federal no estado.
Além do presidente do Lula, a cerimônia oficial contou com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Camilo Santana (Educação), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Também compareceram ao evento o presidente da Bolívia, Luis Arce, o senador Confúcio Moura (MDB), o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil), a deputada estadual Claudia de Jesus (PT) e o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos).
“Quem acusa o IFRO de doutrinação política apenas olhou para o fato do presidente Lula ter participado do evento. Não era um evento específico da esquerda ou do PT, era um evento voltado para anunciar investimentos em Rondônia, então eu não vejo isso como uma forma de doutrinação”, opina Joaquim Oliveira, estudante do curso de Engenharia Florestal, que saiu de Ji-Paraná para participar do evento em Porto Velho.
“Nosso objetivo era prestigiar os investimentos do governo federal em educação. O que vimos lá foi como a educação transforma vidas e como o estudo é importante na vida do aluno. Não tinha nada de doutrinação”, enfatiza Hyago Alves, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que também participou da solenidade.
De acordo com a diretora, o convite para participar da cerimônia do governo federal em Porto Velho foi repassado pelo reitor do IFRO durante uma reunião de dirigentes da instituição.
“Haveria uma agenda da Presidência da República e do Ministério da Educação em Porto Velho para a entrega de obras do IFRO em diferentes cidades de Rondônia, além da inauguração do campus Buritis”, explica a diretora.
O campus de Ji-Paraná, por exemplo, vai inaugurar um bloco administrativo que teve a obra finalizada com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. “Essa é uma obra de mais de R$ 9 milhões sendo que, em torno de 1 a 2 milhões veio do PAC”, destaca Letícia.
“Eu me vi no dever de ir lá prestigiar esse investimento do governo federal no IFRO de Ji-Paraná e em outras áreas do estado do Rondônia”, ressalta o estudante Joaquim Oliveira.
“Vários campus do IFRO se organizaram para irem a Porto Velho. Aqui em Ji-Paraná alguns alunos e servidores manifestaram o interesse e a gente compartilhou uma lista para que essa manifestação fosse formalizada. A reitoria compartilhou uma lista para os servidores e a direção do campus compartilhou uma lista para os alunos”, explica a diretora.
Segundo Letícia, assim que a lista dos alunos foi compartilhada, a direção deixou bem claro que a preferência era para alunos maiores de idade ou maiores de 16 anos. “No caso dos alunos menores de idade foi exigida autorização expressa dos pais”, reforça.
De acordo com Letícia Carvalho, o IFRO procura manter um bom relacionamento com parlamentares estaduais ou federais e com dirigentes do Poder Executivo independente da posição político-partidária que seguem.
Em 2021, por exemplo, o IFRO de Ji-Paraná recebeu o Ministro da Educação do Governo Bolsonaro, Milton Ribeiro. “Da mesma forma, agora recebemos o presidente Lula e seus ministros”, enfatiza a diretora.
“Um dia antes da cerimônia do governo federal que aconteceu em Porto Velho, nos reunimos com a deputada federal Silvia Cristina (PP), o presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcelo Lemos (REPUBLICANOS), e outros vereadores da cidade”, acrescentou a diretora.
“Contamos com investimentos de emendas parlamentares para poder executar nossas obras e ampliar nosso rol de oferta de cursos. Pois nosso interesse é atender os interesses da comunidade”, explica.
“Essa é a visão institucional do IFRO e também a minha visão quanto dirigente de uma importante e renomada instituição de ensino. Nós conversamos com todos os agentes públicos em benefício de ofertar uma educação de qualidade e gratuita”, finaliza.
*****
Fotos: Angelo Miguel/MEC
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário