O escritor e jornalista rondoniense radicado no Rio de Janeiro Zola Xavier da Silveira participou do I Encontro Literário Aquarius – ELA, que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João del-Rei, interior de Minas Gerais.

O evento reuniu escritores, pesquisadores, músicos e amantes da literatura em dois dias intensos dedicados a valorização da leitura, do diálogo literário e da cultura mineira.

A abertura do evento, que aconteceu na noite de sexta-feira (29), foi marcada por homenagens, apresentação musical e uma mostra de livros dos autores da Aquarius Produções Culturais – editora onde Zola publicou Uma Frente Popular no Oeste do Brasil.

Depois, aconteceu uma mesa-redonda, conduzida pelo poeta, professor e autor da Aquarius, José Antônio Oliveira de Resende, que discutiu o pensamento crítico e literário da obra de Tomás Antônio Gonzaga, jurista, poeta e ativista político que participou da Inconfidência Mineira, movimento percursor do processo que conduziu a separação entre Brasil e Portugal.

Na manhã de sábado (30) foi a vez da mesa-redonda O caminho do alferes Tiradentes – uma Viagem pela Trilha dos Inconfidentes, ministrada pelo historiador e jornalista Ivan Alves Filho, autor da Aquarius.

Na parte da tarde, aconteceu o painel Reisado como Patrimônio: Cultura Popular e Identidade Brasileira, de Affonso M. Furtado, presidente da Comissão Fluminense de Folclore, e Ulisses Passarelli, escritor e folclorista, autores da coleção Cultura Popular, Série Reisados Brasileiros, da Aquarius.

Participação de Zola no evento

Durante a mostra de autores da Aquarius Produções Culturais, Zola Xavier da Silveira apresentou a obra Uma Frente Popular no Oeste do Brasil – Do Incêndio na Catedral ao Palacete Rio Madeira e outras histórias do Território Federal de Rondônia.

“Para nós, de Rondônia, foi especialmente importante, pois tivemos a oportunidade de divulgar para o público presente uma parte relevante da história política e social da nossa região, o que despertou grande  interesse face à abordagem de tema tão pouco conhecido pelos nossos patrícios mineiros”, destaca o escritor e jornalista.

Aproveitando sua passagem por São João del-Rei, Zola fez questão de visitar a primeira biblioteca pública de Minas Gerais, fundada em 1827, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida. Na ocasião, recebido pela bibliotecária Rosy Oliveira, o escritor fez a doação de um exemplar do seu livro para o acervo da biblioteca.

Uma Frente Popular no Oeste do Brasil

Publicado pela Aquarius Produções Culturais, o livro Uma Frente Popular no Oeste do Brasil, de Zola Xavier da Silveira, resgata uma série de histórias de Rondônia esquecidas pelo tempo, como o caso do deputado federal Renato Medeiros, médico que se tornou a maior liderança popular no antigo Território de Rondônia e, com o Golpe de 1964, foi cassado e teve os direitos políticos suspensos.

Baseada em documentos, jornais e depoimentos de pessoas que viveram na época, a obra também relembra da Caçambada Cutuba, o maior caso de violência política da história de Rondônia, e da ocupação do Palacete Rio Madeira, em Porto Velho. Sede da União Rondoniense dos Estudantes Secundaristas (URES), o imóvel que foi tomado pelos militares durante o regime militar segue ocupado até os dias de hoje.

O livro “Um Frente Popular no Oeste do Brasil” pode ser encontrado na lojinha A Baladeira, localizada no bairro Olaria, em Porto Velho, ou adquirido através da Amazon.

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana