Com o lema “Brasil Soberano”, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro foi realizado neste domingo, com público total estimado de 45 mil pessoas em toda a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

A celebração do Dia da Independência durou cerca de duas horas e foi amparada por três eixos temáticos – Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro –, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas).

O desfile, que começou a partir das 9h, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e outras autoridades.

Os blocos do desfile foram organizados da seguinte forma: Eixo Temático 1: Brasil dos Brasileiros; Eixo Temático 2: COP30 e Novo PAC; e Eixo Temático 3: Brasil do Futuro.

A programação contou com desfile motorizado, apresentação da Pirâmide Humana, Desfile Hipomóvel; apresentação da Esquadrilha da Fumaça, honras militares e encerramento.

ESQUADRILHA — Além das homenagens, o desfile, como de costume, contou com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, um dos pontos altos da festa, com acrobacias aéreas no céu da capital.

CURUPIRA E LABAREDA – O desfile foi marcado pela presença de um personagem ilustre: o Curupira, mascote oficial da COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro. Além dele, o tamanduá-bandeira “Labareda”, mascote símbolo nacional das ações de manejo integrado do fogo, participou do desfile.

BRIGADISTAS — A parte do desfile referente à COP30 ainda contou com a presença de brigadistas florestais do Ibama uniformizados e equipados — entre eles representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais, além de veículos caracterizados, incluindo caminhão de comando, veículos 4×4 e caminhonetes usados nas operações.

ORQUESTRA INÉDITA – Outro ponto alto foi a presença da banda sinfônica Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), formada por jovens em situação de vulnerabilidade social.

Neste 7 de setembro, os músicos da Neojibá apresentaram o Hino da Independência do Brasil, um típico ‘Dobrado’ e a canção de Edu Lobo e Capinan, Ponteio.

Os jovens da banda também tocaram o clássico Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, em frente à tribuna presidencial. A participação do grupo foi inédita no desfile do 7 de Setembro da capital federal.

BRASIL DO FUTURO – O eixo Brasil do Futuro valorizou a educação, o esporte, a saúde, a ciência e a infraestrutura. Teve a presença de estudantes do programa Pé-de-Meia, voltado para evitar a evasão escolar no Ensino Médio e que já beneficiou mais de 4 milhões de estudantes de todo o país.

MAIOR PAC DA HISTÓRIA – Estudantes desfilaram com uma faixa com a mensagem ‘O Maior PAC da História’, com o objetivo de mostrar a força dos investimentos realizados na infraestrutura do país. Posicionados atrás dessa faixa, 28 trabalhadores das obras do Novo PAC e outros 25 trabalhadores militares com os EPI’s desfilaram nesse momento.

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana