O último sábado (6) marcou um momento histórico para o Partido dos Trabalhadores de Rondônia com a realização do 17º Encontro Estadual da sigla, que aconteceu no hotel Fazenda Minuano, em Presidente Médici.
No evento, que reuniu diretórios de mais de 40 municípios, tomou posse a nova direção estadual do PT, encabeçada pelo agricultor e dirigente sindical Ernesto Ferreira, filiado ao partido há 39 anos.
Também foram empossados os presidentes municipais eleitos no recente Processo de Eleição Direta (PED), considerado o mais disputado da história da legenda no estado.
Para Ernesto Ferreira, a mobilização que levou cerca de 4 mil filiados às urnas mostra a força da militância petista.
“O engajamento no PED 2025 demonstra a retomada da militância petista e reflete o atual momento do governo Lula e dos enfrentamentos em nível nacional. A prioridade é garantir a reeleição da deputada Cláudia de Jesus e buscar ampliar nossa representação na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Queremos construir de forma coletiva e fortalecer o partido a partir da base”, afirmou.




Durante as discussões, as lideranças apontaram como prioritárias as pautas do trabalho e da luta contra o sucateamento dos serviços públicos.
Alan Souza, delegado da chapa vitoriosa no PED e vice-presidente do PT em Vilhena, ressaltou a necessidade de trazer para Rondônia debates de relevância nacional, como a redução da jornada de trabalho, e enfrentar a precarização vivida por servidores da saúde e da educação no estado. “Hoje, Rondônia tem o 4º menor valor de vale-alimentação para os servidores da educação. Precisamos mudar essa realidade”, defendeu.
A pluralidade de vozes marcou o encontro com a presença de movimentos sociais como MST, MPA, MAB e centrais sindicais, que participaram ativamente dos debates.
Para o dirigente do MST, Cláudio Pereira Santos, a iniciativa foi fundamental para conectar o partido às lutas populares. “Esse encontro acontece em uma conjuntura importante, em que a extrema direita é julgada por tentar um golpe de Estado. O PT em Rondônia mostrou força ao reativar diretórios, eleger lideranças jovens e garantir a participação combativa das mulheres. Também deixou claro que não pode se alinhar ao governo estadual de extrema direita, mas deve fortalecer a política do governo Lula em Rondônia”, avalia.
Já Alan Souza destaca o fortalecimento coletivo após o evento. “O sentimento que eu tenho é que a gente sai muito fortalecido desse evento. O partido tem intensificado seu combate ao fascismo e às fake news, sem abrir mão de suas principais bandeiras: dignidade ao trabalhador, uma saúde eficiente e uma educação que emancipe e quebre ciclos de pobreza”, afirma.
O 17º Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores de Rondônia consolidou a estratégia do partido em duas frentes: fortalecer o trabalho de base e disputar com mais intensidade o espaço das redes sociais.
A expectativa da nova direção é que a militância saia do encontro mobilizada para enfrentar os desafios políticos de Rondônia e pavimentar o caminho para as eleições de 2026.
*****
Fotos: Lucas Maximus
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário