A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (16) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta a blindagem judicial para deputados e senadores, a chamada “PEC da Blindagem”. A medida altera regras sobre foro privilegiado, prisão em flagrante e autorização para abertura de processos contra parlamentares.

Entre os oito deputados federais de Rondônia, a maioria se posicionou a favor da PEC. No primeiro turno, Lúcio Mosquini (MDB), Coronel Chrisóstomo (PL), Rafael Fera (Podemos), Silvia Cristina (PP), Fernando Máximo e Maurício Carvalho (União Brasil) votaram sim. Cristiane Lopes (União Brasil) foi a única a votar não, enquanto Fernando Máximo (sem partido) não participou e Thiago Flores (Republicanos) esteve ausente.

No segundo turno, os votos favoráveis se repetiram com Chrisóstomo, Rafael Fera, Silvia Cristina, Fernando Máximo e Maurício Carvalho. Mosquini não registrou presença. Cristiane Lopes manteve o voto contrário, enquanto Flores continuou ausente.

A PEC recebeu 353 votos a favor e 134 contra no primeiro turno e 344 a favor e 133 contra no segundo. O texto ainda precisa passar por votação de destaques na Câmara antes de seguir ao Senado, onde enfrentará resistência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana