A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB RO), divulgou nota nesta sexta-feira (3) em que expressa preocupação com a situação da advogada rondoniense Ariadne Telles, detida após a interceptação da missão humanitária Global Sumud Flotilla por forças navais de Israel.
A entidade afirmou que acompanha com atenção os desdobramentos e ressaltou a necessidade de observância do direito internacional humanitário e da proteção à dignidade da pessoa humana.
“A OAB Rondônia permanecerá vigilante e atuante até que todas as circunstâncias sejam esclarecidas e que seja assegurada a proteção integral à advogada e aos demais cidadãos brasileiros”, diz a nota assinada pelo presidente Márcio Nogueira e pela vice-presidente Vanessa Esber, que também preside a Comissão de Defesa das Prerrogativas.
A Seccional solicita que o Ministério das Relações Exteriores adote, com urgência, medidas para garantir informações, segurança e assistência consular aos detidos. A Global Sumud Flotilla levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza quando foi interceptada em águas internacionais.
Leia a nota na íntegra:
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB RO) informa que acompanha com atenção as notícias sobre a interceptação, por forças israelenses, da Flotilha Global Sumud, que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Entre os brasileiros detidos, encontra-se a advogada Ariadne Telles, regularmente inscrita nesta Seccional.
A OAB Rondônia manifesta sua preocupação com a integridade física e psicológica de todos os brasileiros, em especial da advogada rondoniense, e reitera a importância da imediata observância do direito internacional humanitário, das garantias individuais e da proteção à dignidade da pessoa humana.
A Seccional solicita que o Ministério das Relações Exteriores adote, com urgência, as medidas necessárias para garantir informações, segurança e assistência consular aos detidos.
A OAB Rondônia permanecerá vigilante e atuante até que todas as circunstâncias sejam esclarecidas e que seja assegurada a proteção integral à advogada e aos demais cidadãos brasileiros.
Porto Velho, 03 de outubro de 2025
Márcio Nogueira – Presidente e
Vanessa Esber – Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas
Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário