Na madrugada desta sexta-feira (10), a Polícia Civil e o Ministério Público de Rondônia (MPRO) deflagraram a Operação Face Oculta, que apura um esquema de “rachadinha” e contratação de funcionários fantasmas na Câmara Municipal de Porto Velho. A ação cumpriu 26 mandados de busca e apreensão e determinou o afastamento temporário de seis servidores públicos, entre eles o vereador Thiago Tezzari (PSDB).

Em entrevista à imprensa, Tezzari afirmou que as instituições cumpriram seu papel, mas que a denúncia teria sido feito por uma pessoa com quem ele tem desavenças pessoais. “No passado, eu ajudei a família dessa pessoa a interná-la em uma clínica de dependência química”, declarou o vereador.

De acordo com as investigações, conduzidas pela 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco 2) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o grupo é suspeito de desviar parte dos salários de assessores parlamentares, prática conhecida como “rachadinha”.

Há também indícios de que alguns cargos comissionados eram ocupados por pessoas que não exerciam efetivamente suas funções, os chamados “funcionários fantasmas”.

As buscas foram realizadas em gabinetes da Câmara, residências, empresas e até em uma associação cultural ligada aos investigados. Além da Draco 2 e do Gaeco, participaram da operação equipes do Departamento de Combate ao Crime Organizado (Decco), Delegacias Draco 1 e 2, Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), Delegacia de Assuntos Penitenciários, Gerência Administrativa e Financeira (GAF), Denarc e Caex.

O afastamento do vereador e dos cinco assessores foi determinado pela 2ª Vara de Garantias de Porto Velho e tem validade inicial de 30 dias.

O nome “Face Oculta” faz referência à parte “escondida” dos salários dos assessores, que, segundo a investigação, não ficava com os servidores, mas era repassada ao parlamentar, disfarçando a verdadeira destinação do dinheiro público.

*****

Fotos: MPRO

*****

Gostou desse conteúdo? Ajude a imprensa independente de Rondônia! Contribua para manter esse projeto e melhorar nosso conteúdo. Faça uma doação de qualquer valor para a chave pix rondoniaplural@yahoo.com

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana