Na última quarta-feira (22), a Câmara dos Deputados aprovou – com 398 votos favoráveis, 30 contrários e 3 abstenções – o requerimento de urgência do PRC (Projeto de Resolução) 71/2025, que cria a Bancada Cristã, formada por integrantes que vão do PT ao PL.

Entre os deputados federais de Rondônia, somente Lucio Mosquini (MDB) e Thiago Flores (Republicanos) votaram contra, os outros parlamentares rondonienses votaram a favor, seguindo o posicionamento da maioria da Câmara.

ParlamentarComo votou
Coronel Chrisóstomo (PL)Sim
Cristiane Lopes (União Brasil)Sim
Fernando Máximo (União Brasil)Sim
Lucio Mosquini (MDB)Não
Mauricio Carvalho (União Brasil)Sim
Rafael Fera (Podemos)Sim
Silvia Cristina (PP)Sim
Thiago Flores (Republicanos)Não

O projeto foi apresentado pelos presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica, respectivamente os deputados Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE), com o objetivo de aumentar a participação da bancada religiosa no Congresso Nacional.

A proposta recebeu amplo apoio dos parlamentares do Partido dos Trabalhadores. Dos 68 parlamentares petistas, apenas um votou contra e 10 não participaram da votação. Já o PSOL votou majoritariamente contra.

Para a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), o projeto estabelece uma relação de aliança e preferência de natureza religiosa dentro da estrutura do Legislativo federal, o que é proibido pelo princípio da laicidade.

Já o deputado Luiz Gastão defendeu a criação da bancada argumentando que 80% da população brasileira é cristã. “A Constituição nos garante liberdade da manifestação da fé de todas as formas”, disse.

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário