Nesta sexta-feira (24), representantes da Defensoria Pública, Ministério Público de Rondônia, Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMDEC), além do vereador Dr. Santana (PRD) e o advogado Luiz Teodoro, estiveram na comunidade Areia Branca, em Porto Velho, para realizar uma vistoria e avaliar as condições de moradia das 120 famílias assentadas no local.

Em entrevista a reportagem de Rondônia Plural, uma liderança da comunidade contou que a visita teve como objetivo discutir soluções para o impasse que envolve a permanência ou a realocação dos moradores. De acordo com o relato, a SEMDEC sugeriu a possibilidade de entregar casas prontas para parte das famílias, medida que dependerá de autorização judicial.

O juiz responsável pelo caso, segundo informações repassadas à comunidade, não concorda que as famílias continuem vivendo nas condições atuais, consideradas precárias. “Ainda não há nada definido. Pode haver realocação, permanência ou até mesmo a retirada total dos moradores. Muita coisa pode acontecer ainda”, informou a liderança comunitária.

Dias atrás, um levantamento socioeconômico foi realizado para identificar quais famílias se encaixam nos critérios de programas de moradia popular. As que atenderem aos requisitos poderão ser contempladas com o benefício; as demais poderão ser excluídas.

Uma nova audiência deve ser marcada nos próximos dias para dar continuidade às discussões sobre o futuro da comunidade Areia Branca.

Enquanto aguardam o andamento das negociações, os moradores da comunidade Areia Branca seguem vivendo com a sombra do medo: o de não terem para onde ir.

“A qualquer momento podemos ter que deixar tudo o que construímos com esforço e trabalho. Porém, estamos firmes, acreditando que Deus agirá no momento certo e abençoará a todos”, destacou a liderança ouvida pela reportagem.

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana