O presidente Lula e outras lideranças mundiais foram retratados de forma caricata em protesto que aconteceu na manhã desta quarta-feira (5) na orla da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, onde ocorrerá a COP30 (30º Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) entre 10 e 21 de novembro de 2025. A ideia do protesto, promovido pela Oxfam Internacional, era denunciar – com humor e ironia – a falta de ação contra a crise climática.

Batizada de “Dormindo no ponto durante a crise climática”, a ação apresentou os presidentes Lula (Brasil), Trump (EUA), Milei (Argentina), Macron (França), Ramaphosa (África do Sul), Carney (Canadá), Ursula von der Leyen (União Europeia) e Starmer (Reino Unido) vestindo pijamas e cercados por despertadores.

A encenação simbolizou a sonolência política diante da emergência ambiental que ameaça a Amazônia e o equilíbrio climático global. “Enquanto a Amazônia queima e o mundo bate recordes de calor, os líderes das nações mais ricas e poluidoras parecem estar dormindo no ponto”, afirmou Viviana Santiago, diretora-executiva da Oxfam Brasil.

Viviana destacou ainda que o protesto busca pressionar os governantes a apresentarem compromissos reais após a COP30. “O despertador simboliza o alerta máximo dado pela ciência: é hora de acordar e tratar a crise com a urgência que ela exige, especialmente na proteção de biomas críticos como a Amazônia”, reforçou.

*****

Fotos: Rodrigo Correia/Oxfam Brasil

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana