Entre 16 e 19 de novembro, agentes territoriais e representantes culturais de Rondônia participaram do Encontro Nacional do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em Brasília. A presença da delegação rondoniense reforçou o protagonismo de regiões historicamente menos visibilizadas na construção do novo Plano Nacional de Cultura (PNC 2025–2035), entregue ao Congresso Nacional em 17 de novembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Elaborado com participação social, o PNC estabelece diretrizes para os próximos dez anos em áreas como gestão participativa, memória e patrimônio, economia criativa e cultura digital entre outros eixos.

Para Delgado Santiago, agente territorial de Ji-Paraná, estar presente nesse encontro é um passo importante para os estado de Rondônia. “Atuo na cultura marginalizada, com jovens de periferia, e marcar presença no encontro nacional, mostra que o governo tem olhado para regiões com menos acesso as discussões sobre cultura”, enfatiza.

A programação do encontro incluiu oficinas, mesas de diálogo, debates e apresentações e as expressões artísticas dos quatro cantos do Brasil.

Programa Nacional dos Comitês de Cultura

Criado pelo governo federal, o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) visa descentralizar ações culturais e ampliar a presença do Estado no território, ao todo o programa reúne mais de 600 agentes territoriais que realizam nos territórios ações de mobilização, articulação e participação social.

Os impactos para Rondônia incluem maior representatividade nos debates do PNC 2025–2035, fortalecimento do diálogo com gestores culturais locais, consolidação de políticas culturais adaptadas às realidades regionais e ampliação do acesso a recursos da cultura.

Programa de Agentes Territoriais de Cultura

O Programa de Agentes Territoriais de Cultura (ATC), parte do PNCC, integra a cultura local às políticas públicas ao valorizar agentes que atuam diretamente em suas comunidades.

O programa contribui para mapear manifestações culturais pouco visibilizadas, fortalece o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e promove troca de conhecimentos por meio de formações e encontros, ampliando a presença da cultura como instrumento de cidadania, inclusão e desenvolvimento comunitário nas bases nós contexto do campo e da cidade.

Para Leuziene Lopes, agente territorial de Cacoal, o programa de Agentes territoriais representa um espaço importante para a cultura rondoniense, pois dá oportunidade de discutir e mobilizar os territórios para as discussões sobre política pública cultural acesso aos bens culturais.

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana