O que era para ser apenas mais um jantar no Restaurante Universitário (RU), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, se tornou um caso indigesto para toda a comunidade acadêmica. Na última sexta-feira (28), mais de 100 alunos apresentaram sintomas de intoxicação alimentar, como vômito, diarreia, febre e calafrios, após fazerem refeição no local.
Em nota publicada no site oficial da UNIR, a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) afirma que solicitou a vistoria técnica da Vigilância Sanitária na manhã daquela sexta-feira e que o pedido da instituição foi atendido a tarde, quando ocorreu a interdição.
Como consequência, o restaurante universitário não abrirá para refeições a partir da próxima segunda-feira (1/12). Além disso, o Procea ressaltou na nota que a empresa contratada para preparar e servir refeições foi notificada para prestar esclarecimentos e detalhamentos referentes a situação.
Ação emergencial
Os Centros Acadêmicos dos cursos de Medicina, Pedagogia e Letras se uniram para realizar uma ação emergencial que aconteceu no último sábado (29). Em vídeo publicado nas redes sociais, Vinicius Pietro, coordenador do Centro Acadêmico de Medicina, convocou todos que apresentaram sintomas para comparecerem na Policlínica Rafael Vaz e Silva, no centro de Porto Velho, para realizarem exames e receberem atendimento médico.
Casos de intoxicação alimentar são recorrentes em restaurante universitário da UNIR
Não é a primeira vez que acontece casos de intoxicação alimentar no Restaurante Universitário da UNIR, onde empresas privadas prestam serviços terceirizados para atender a comunidade acadêmica. Existem centenas de casos de alunos que foram hospitalizados com infecção alimentar causada após o consumo de alimentos servidos no restaurante da instituição.
Em julho, um catracaço mobilizado pelos estudantes denunciou as condições insalubres do estabelecimento que já teria servido alimentos com larvas, pedaços de barata, moscas, além de objetos inadequados, como pregos, porcas de parafuso, fio dental e até pedras.
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário