Em entrevista ao Bom Dia, Ministro desta terça-feira, 2 de dezembro, o ministro Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) reforçou que levar conectividade de qualidade a todas as escolas públicas do país é uma estratégia e um compromisso . “É uma prioridade do ministério, do nosso governo, por entender a importância disso para o desenvolvimento educacional das nossas crianças e jovens”, declarou o ministro.

Ele explicou que já há recursos garantidos, projetos aprovados e operações em campo para assegurar que 100% das escolas estejam conectadas até o fim de 2026, com internet fixa, por fibra óptica ou satélite, e infraestrutura de Wi-Fi para alunos e professores. “O que o governo está propondo é aumentar o nível de qualidade e a infraestrutura de Wi-Fi dentro da escola, para facilitar o uso pelos estudantes e a vida dos educadores”, acrescentou.

O trabalho envolve uma força-tarefa nacional, com acompanhamento semanal das instalações, para garantir que estados afetados por eventos climáticos, como o Rio Grande do Sul, consigam recuperar eventuais atrasos. 

“A gente está fazendo acompanhamento semanal da evolução e da produtividade das operações para que 100% das escolas públicas estejam conectadas até o fim de 2026 com tecnologia de fibra óptica ou soluções de satélite”, enfatizou.

ENSINO DIGITAL — A ação está sendo executada por meio da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (Enec), desenvolvida em parceria entre o Ministério das Comunicações e o Ministério da Educação (MEC), com padrões tecnológicos definidos para garantir um serviço estável e adequado para o ensino digital. 

METAS — Atualmente, 92,7 mil escolas estão conectadas, 67% da meta. A ideia é garantir o uso pedagógico da tecnologia e fortalecer a presença da Educação Digital e Midiática. O programa também investe na formação de professores e gestores sobre o tema para garantir uma aprendizagem integral que prepare os estudantes para atuar de forma crítica, consciente e segura no mundo digital.

ENERGIA – Além da internet, o ministro explicou que o Governo Federal também está atuando para que todas as escolas tenham energia elétrica, requisito para o funcionamento pleno da tecnologia. A ação é conduzida com apoio do Ministério de Minas e Energia.

MONITORAMENTO — O ministro anunciou a construção de um painel de controle nacional, que vai permitir acompanhar o desempenho da conectividade em cada escola do país. O monitoramento conjunto com o MEC garantirá transparência e correção rápida de falhas.

“A gente está construindo uma estrutura de monitoramento da disponibilidade de internet para as escolas, onde a gente vai ter um grande painel de controle, monitorando o desempenho dessa tecnologia por escola”, afirmou Siqueira Filho.

INFRAESTRUTURA — Em comunidades isoladas, como na Amazônia, o acesso será garantido com satélites e a ampliação da rede de fibra óptica do programa Norte Conectado.

“Esse é um compromisso nosso, do governo do presidente Lula com a população da região amazônica, das regiões ribeirinhas, para que a gente consiga levar internet fixa, conectividade e banda larga para as escolas através da solução de fibra óptica ou soluções de satélite”, destacou.

*****

Foto: Vitor Vasconcelos/Secom/PR

*****

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Instagram

Facebook

X

Deixe um comentário

PLURALIDADES

Assine a nossa newsletter! Todo sábado você receberá no seu e-mail as principais notícias da semana