O curta-metragem Beira, idealizado e realizado em Porto Velho, terá sua estreia internacional no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, o maior evento do mundo dedicado exclusivamente ao formato audiovisual. O festival acontece entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro, na França.
Dirigido por Marcela Bonfim, Beira lança luz sobre vivências negras e LGBTQIA+ e transforma territórios periféricos em espaços de escuta, memória e resistência, propondo um olhar sensível e político sobre corpos, afetos e histórias frequentemente invisibilizadas no cinema tradicional.
A obra está entre os cinco curta-metragens selecionados por um edital do programa Brasil com S, do Short Film Market, que valorizam destinos, experiências, histórias, personagens e a cultura da Amazônia. De acordo com a programação, o filme será exibido em 5 de fevereiro, às 11h, no Mercado do Filme.


A iniciativa é fruto de uma articulação entre a Associação Cultural Kinoforum, a Spcine, a Embratur e o Instituto Guimarães Rosa, por meio da Embaixada do Brasil em Paris, que tem o objetivo de evidenciar a diversidade estética, temática e regional da produção nacional na principal vitrine mundial do curta-metragem.
O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand é hoje o maior do mundo no gênero e o segundo maior festival de cinema da França em público e presença profissional, atrás apenas de Cannes. Anualmente, o evento recebe mais de 9 mil inscrições e atrai profissionais de todos os continentes. Em sua última edição, em 2025, o evento contou com 173 mil visitantes e mais de 4.100 profissionais credenciados.
*****
Fotos: Divulgação
*****
Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e siga os perfis do Rondônia Plural nas redes sociais:

Deixe um comentário